aniversário cultural

Theatro Treze de Maio celebra 26 anos de reabertura com arte e homenagens

Foto: Pedro Piegas (Arquivo)

O final da tarde do dia 26 de maio será marcado por música e celebração na Praça Saldanha Marinho. No dia em que completa 26 anos de reabertura, o Theatro Treze de Maio promove mais uma sessão do projeto Arte nas Janelas e homenageia incentivadores culturais da importante casa de espetáculos. Às 19h, os artistas Dida Larruscain, Dilber Alonso e Lufe Duarte se unem pela terceira vez nas janelas frontais do Theatro parar celebrar compositores brasileiros.

Foi nos corredores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que nasceu a amizade que originou uma parceria musical com gostos e habilidades complementares. A cantora Dida Larruscain e os instrumentistas Dilber Alonso e Lufe Duarte que estrearam o projeto Arte nas Janelas em 2021, prometem levar um setlist diverso para o aniversário do Treze, indo desde a MPB e a black music até a música erudita e de câmara.

Para Ruth Péreyron, diretora do Treze desde a sua reabertura em 1997, o espaço é importante não só para Santa Maria, mas para toda a região central do Estado e oferece as condições necessárias para apresentações de vários tipos de espetáculos, sejam de dança de teatro ou de música. Ao longo dos 26 anos, já foram mais de 3.768 eventos que reuniram um público de mais de 1 milhão e meio de pessoas no Theatro.

– E é um local democrático, qualquer pessoa que tem vontade de se apresentar pode fazer contato. É um espaço pequeno, um teatro de corte, como diria Fernanda Montenegro, referenciado os teatros de cortes de palácios. Mas na época em que ele foi construído era mais do que o ideal. Hoje, nós temos hoje 335 poltronas para receber o público nesse belo templo cultural – diz Ruth.

Os amigos Dilber Alonso (a partir da esq.), Dida Larruscain e Lufe Duarte levarão, pela terceira vez, muita música brasileira às janelas frontais do Theatro Treze de MaioFoto: Julien Moretto

APOIO

Além de um convênio com a Secretaria de Cultura, o Theatro usufrui da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM), o que permite buscar recursos por meio do pagamento de impostos fiscais de pessoas físicas e jurídicas. Vários empresários destinam uma parte do imposto que deveriam pagar a prefeitura para os eventos culturais do Treze, por exemplo.

– Então nós temos os nossos parceiros que acreditam e trabalham conosco há anos. E também estamos sempre buscando novos apoiadores, claro. Com isso, conseguimos manter a nossa casa. Então este ano iremos homenageá-los, bem como os profissionais da imprensa. Sem a divulgação de nossos eventos e ações na mídia, não teríamos público. Também agraciamos os apoiadores de camarim, restaurantes e supermercados, armarinhos, agências de publicidade. Todo esse pessoal que sempre está do nosso lado – explica Ruth Péreyron.

Ao ser perguntada o que almeja para o futuro do Treze, a diretora espera mais força e apoio:

– Que a gente continue levando o Theatro sempre, também com o apoio da Associação dos Amigos do Theatro. Que possamos mantê-lo de portas abertas e brilhando para que todos possam continuar usufruindo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bernardo Abbad

POR

Bernardo Abbad

bernardo.abbad@diariosm.com.br

Evento reúne cosplayers no Shopping Praça Nova Santa Maria neste sábado Anterior

Evento reúne cosplayers no Shopping Praça Nova Santa Maria neste sábado

Vitor Ramil se junta à Orquestra Jovem em show no Recanto Maestro Próximo

Vitor Ramil se junta à Orquestra Jovem em show no Recanto Maestro

Cultura